Este fim de semana voltaram a ocorrer grandes manifestações anti-Japão em diversas cidades chinesas, devido a umas ilhotas que se tornaram importantes a partir do momento em que se descobriu que são ricas em recursos naturais.
Suspeito que estas manifestações são toleradas pelas autoridades, de forma a distrair as atenções da transição de poder que irá ocorrer no congresso do partido único no próximo mês.
Nelas nunca faltam uns imbecis que aparecem para as câmaras a babarem-se e a dizer que a China devia declarar guerra ao Japão.
Não sei como esta história vai acabar mas tenho a certeza que se anda a brincar com o fogo e que basta um passo em falso para se despoletar uma tempestade de consequências imprevisíveis.
"Suspeito que estas manifestações são toleradas pelas autoridades, de forma a distrair as atenções da transição de poder que irá ocorrer no congresso do partido único no próximo mês."
ResponderEliminarEssa é a grande questão, Hugo.
As disputas territoriais na Ásia são uma constante.
Estas movimentações todas têm tudo a ver com a alteração da liderança na China e muito pouco, quase nada, com patriotismo.
Aquele abraço e votos de boa semana!!