domingo, 16 de setembro de 2012

Andam a brincar com o fogo

Este fim de semana voltaram a ocorrer grandes manifestações anti-Japão em diversas cidades chinesas, devido a umas ilhotas que se tornaram importantes a partir do momento em que se descobriu que são ricas em recursos naturais.

Suspeito que estas manifestações são toleradas pelas autoridades, de forma a distrair as atenções da transição de poder que irá ocorrer no congresso do partido único no próximo mês.

Nelas nunca faltam uns imbecis que aparecem para as câmaras a babarem-se e a dizer que a China devia declarar guerra ao Japão.

Não sei como esta história vai acabar mas tenho a certeza que se anda a brincar com o fogo e que basta um passo em falso para se despoletar uma tempestade de consequências imprevisíveis.

1 comentário:

  1. "Suspeito que estas manifestações são toleradas pelas autoridades, de forma a distrair as atenções da transição de poder que irá ocorrer no congresso do partido único no próximo mês."

    Essa é a grande questão, Hugo.
    As disputas territoriais na Ásia são uma constante.
    Estas movimentações todas têm tudo a ver com a alteração da liderança na China e muito pouco, quase nada, com patriotismo.
    Aquele abraço e votos de boa semana!!

    ResponderEliminar