quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O fabuloso destino de Mr Hollande (e as mentiras na net)


"Antes de ser eleito, François Hollande foi, por uns tempos, a esperança da esquerda. Até talvez mais do que da esquerda, já que parte do PSD tinha a secreta esperança que um novo poder em França re-equilibrasse a Europa.
Mas Mr. Hollande, é uma desilusão. Não porque Sarkozy fizesse melhor nem, provavelmente, por culpa dele. Mas por essa velha madrasta chamada realidade que leva as pessoas sensatas a perceber que não se pode combater moinhos de vento. O presidente francês já recuou em muitos pontos do seu programa, tem uma mini-rebelião no seu grupo parlamentar e, hoje mesmo, o meu amigo Daniel Ribeiro, informa a partir de Paris, onde é correspondente muito bem informado, que os 'patos-bravos' o obrigaram a não levar para a frente um imposto sobre mais-valias geradas por empresas. Isto, depois de uma mexida na TSU, e de ter aprovado o tratado orçamental que condenava, é uma cereja em cima do bolo. De tal modo, que um ex-ministro diz do Governo de Hollande o que qualquer português pode dizer do seu (idem para qualquer europeu): "Este Governo dá o sentimento de estar em permanente improvisação e amadorismo"
Entretanto, circula na Net uma lista de medidas que Hollande teria tomado. São medidas corajosas, de esquerda... mas a maioria delas não existem. São fábula e fantasia. Entre os muitos mails que recebo, alguns são de indignados leitores perguntando por que motivo a imprensa portuguesa esconde essas medidas corajosas. Ora ninguém pode esconder o que não existe...
O  destino verdadeiro de Hollande é muito diferente da fábula que por aí circula. Eu sei que a muita gente custa encarar a realidade, mas refugiar-se na mentira não é nem nunca foi a melhor solução.
PS: No Facebook escrevi, quando Hollande foi eleito, que ele seria obrigado a ser igual aos outros. Recebi uma chusma de insultos. Espero que já tenham acalmado... Não era má vontade, era realismo."

Henrique Monteiro no Expresso

Dedicado aos Seguros e Louçãs desta vida

1 comentário:

  1. Um banhinho de realidade é o melhor para fazer certas pessoas acordar.
    Foi o que aconteceu aos franceses que acharam que Hollande seria quase um enviado dos deuses.
    Aquele abraço e votos de bfds

    ResponderEliminar